segunda-feira, 9 de novembro de 2009

9 de Novembro de 1989



Hoje festejam-se os 20 anos da queda do muro de Berlim(Berliner Mauer).
Tinha 11 anos na altura e lembro-me de ver este acontecimento ao vivo na televisão.
Lembro-me de na altura familiares meus dizerem que a vida na Alemanha não era muito fácil. Economias diferentes, idealismo diferentes, mas pessoas iguais que apenas queriam viver em paz. Lembro-me de me falarem do Trabant, um carro feito em cartão prensado. E de facto não deveria de ser, nem de um lado nem de outro.
Mas será que foi bom? Na minha opinião acho que, apesar do capitalismo a mudança foi boa, unificou um país(e não só)que apesar de tudo ainda não se encontra totalmente integrado. Abriu fronteiras, criaram-se países novos, que tinham sido absorvidos pela U.R.S.S, novas mentalidades, novas formas de ver as coisas.
O mundo mudou, tudo mudou, apesar disso será que valeu a pena?